Receitas: Filé de Glúten Empanado com Quinoa

Há 6 meses voltei a morar sozinha e desde então, sempre que cozinho algo para levar ao trabalho, opto pela alimentação vegetariana, já que de carne e frango, os marmitex estão cheios! rsrsrs
Para quem não sabe, glúten ou seitan, é a proteína do trigo, que pode ser preparada de forma a substituir a carne em quase qualquer receita. Eu não sei se é porque sempre comi isso desde criança, mas acho muito gostoso. É possível se achar pronto em restaurantes vegetarianos, casa de produtos naturais, etc. Fazer é meio trabalhoso, mas achei este vídeo que ensina passo a passo.
Gosto bastante de quinoa, mas confesso que não sei muito o que fazer com ela. Acabo usando mais como salada. Mas essa receita eu inventei num dia de muita inspiração e deu super certo.
Eu já tinha os filés de glúten temperados no freezer e aí foi só olhar para a quinoa e rapidamente pensei em empanar os filés com ela. Eu já tinha visto receita de peixe empanado com quinoa e me pareceu interessante.

Ingredientes

- 2 colheres de sopa bem cheias de quinoa em grão crua
- 2 colheres de sopa de sopa de cebola em pó para culinária
- 1 ovo inteiro
- filés de glúten
- azeite de oliva
- frigideira antiaderente

Modo de Fazer

Bata o ovo com um garfo e deixe num prato fundo. Misture a quinoa com a sopa de cebola em pó e coloque em outro prato. Coloque os filés no ovo, depois coloque em cima da mistura seca e vá cobrindo com uma colher, até toda a face do filé estar cheio da mistura. Vire e repita, se necessário Coloque a frigideira no fogo e deixe esquentar bastante. Coloque umas 2 colheres de sopa de azeite e frite os filés empanados. (Certeza que dá pra fazer assado também, mas só testei frito até agora) Depois de um minuto, vire até dourar o outro lado e coloque num prato forrado com papel toalha. A quinoa fica bem douradinha e o efeito visual é lindo. Bom apetite!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato: Fernando de Noronha: sonho de viagem realizado!

Receitas: Torta Gabi Yuassa (negresco com chocolate e frutas vermelhas)

Roteiro: Sul da França - parte 4: Provence - 1/2