Receitas: Minha versão do Naked Cake

Antes de falar da receita, queira dizer que fiquei muito chateada com o pessoal da Blogger, pois a maioria das minhas fotos de postagens anteriores simplesmente sumiram do blog e já escrevi para eles reclamando, só que não tive nenhuma resposta. Isso me desanimou bastante... Mas como muitas pessoas pediram essa receita depois das fotos que postei no instagram e facebook, resolvi fazer as pazes temporariamente com este espaço e postar a receita.

Foto Tosquinha


Eu preciso dizer que nunca comi um naked cake de verdade, mas as fotos sempre me encantaram e resolvi inventar uma receita. Deu certo! Pelo menos quem comeu gostou bastante. E como eu não tenho tempo pra nada, simplifiquei bem as coisas comprando a massa de pão-de-ló já pronta no Pão de Açúcar. Eles tem vários tamanhos e tem inclusive massa de chocolate. Mas a minha mãe sempre fez pão-de-ló em casa e resolvi pedir pra ela a receita (que é da tia Márcia Bittner). Chega de tanto falar!!! Vamos ao que interessa...

Ingredientes

Massa:
4 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite quente
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 xícara de suco de laranja para umidificar 


Recheio 1: creme de confeiteiro (pode usar pra rechear qualquer bolo)
1/2 lata de leite condensado
1 lata de leite (usar a lata do leite condensado para medir)
1 caixinha de creme de leite
1 colher de sopa bem cheia de Maizena
1 gema

Recheio 2: ganache
1/2 barra de chocolate meio amargo
1/2 barra de chocolate ao leite
1 caixinha de creme de leite

Frutas vermelhas que achar pra comprar

Modo de Fazer

Massa:
Bater os 4 ovos na batedeira por 5 minutos até virar uma espuma. Juntar o açúcar aos poucos e continuar batendo. Acrescentar a farinha, o sal e o fermento aos poucos e envolver no  creme com uma espátula (não bater na batedeira!!!). Por último, juntar o leite bem quente (quase fervendo) e misturar tudo. Colocar numa assadeira média de aro removível, muito bem untada, ou de preferência forrada de papel manteiga untado com manteiga/margarina. Assar por cerca de 20-25 min a 180o... até dourar por cima e o palito sair praticamente limpo.
Depois de fria, ou se você comprou pronta, é ó cotar a massa em três partes com ajuda de um fio dental ou uma faca bem grande. 

Recheios:
Numa panela, colocar o leite condensado, o leite, as duas gemas, e a Maizena (faz diferença usar outra marca, viu?! Infelizmente é verdade...) e ir mexendo até ferver e engrossar. Eu sempre diluo a Maizena com umas duas colheres de leite num copo e acrescento ao resto dos líquidos já na panela, pra não empelotar. Esse creme é meio chatinho e você nunca acha que já engrossou o suficiente, só que quando esfria, ele está bem durinho. Então, se já estiver grossinho, pegando no fundo, desligue o fogo, acrescente o creme de leite e deixe esfriar. 
O ganache é só derreter (no microondas ou em banho maria) os chocolates e misturar o creme de leite até virar um creme bem brilhante.
A montagem é simples. Coloque uma parte da massa num prato bonito, umidifique com suco de laranja, principalmente as bordas, que acabam levando menos recheio. Aí coloque uma camada bem generosa de ganache e acrescente frutas por cima. Depois mais uma camada de massa, umidifique com o suco, creme de confeiteiro e frutas. Por último, a última camada de massa, umidificada, ganache e as frutas dispostas de forma a enfeitar. E pronto!!! Pra ser Naked, não pode cobrir as laterais, tá?





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato: Fernando de Noronha: sonho de viagem realizado!

Receitas: Torta Gabi Yuassa (negresco com chocolate e frutas vermelhas)

Roteiro: Sul da França - parte 4: Provence - 1/2