Relatos: Do Sul ao Nordeste - Férias Brasileiras parte 1

(Várias fotos dessa postagem foram removidas pelo Blogger. Um dia eu tomo tempo e recoloco).

O Brasil realmente é lindo e tem muita coisa maravilhosa para oferecer! Depois de todo um planejamento para uma viagem longa por vários paises na Europa em 2011, esse ano resolvi ficar por aqui.
Nos últimos 45 dias fiz um mini tour por diversos destinos turísticos do Sul ao Nordeste, passando pelo Sudeste e Centro-Oeste. Passei frio, passei calor, vi cidade, vi montanha, vi dunas, vi rios e cachoeiras...e vi o mar. As viagens foram todas curtas, de 2 a 5 dias em cada local, ficando em casa de amigos, parentes ou em pousadas. Aqui vai um resumo dos luageres por onde andei e do que acho imperdível!!!

Porto Alegre e Gramado - RS

Parque Redenção - Porto Alegre
Rota Romântica









Fomos passar o feriado de Corpus Christi no sul. A última vez que estive em PoA acho que foi há 20 anos e não me lembrava de muita coisa. O fato é que fiquei absolutamente encantada com a cidade! Coisa mais linda! É definitivamente um lugar que dá vontade de morar.
São tantas coisas pra se ver, tantos cenários diferentes, desde os prédios históricos, até os parques e a orla do Guaíba com um por do sol que foi um dos mais lindos da minha vida! (A foto não faz jus a beleza que estava). Tem até uma praia de Ipanema!!!
Caracol - Canela
Além disso, come-se bem e relativamente barato, comparando-se com São Paulo. Acho que vale a pena gastar uns dois ou três dias nessa cidade.
Fomos para Gramado de carro, pela rota romântica, que estava fabulosa, devido aos tons outonais. Não paramos nas cidadezinhas porque só iríamos passar o dia em Gramado. Mas tem muita coisa pra conhecer nessa estrada.
Gramado
Gramado é linda! É toda voltada para o turista, com mil atrações. Tem programa para todas as idades (muita coisa pra criança, inclusive). Comemos o tradicional café colonial, no lugar mais tradicional, o Bela Vista, que fica no caminho entre Gramado e Canela. Sinceramente a idéia é melhor que a realidade. Vem bastante comida, mas é muito carboidrato então você logo enjôoa. Falta um pouco de fruta. Mesmo assim, acho que vale a experiência. O pão integral com nata e mel é realmente delicioso!!!!
Em Canela fomos ao parque do Caracol. É tudo muito bonito! E na estrada tem uma casa colonial que fica aberta ao público e é linda!
Centro Histórico - Porto Alegre
De volta a Gramado, fomos ao Lago Negro, onde queríamos andar de pedalinho, mas não era possível fazer isso à três, então só passeamos por lá. Depois fomos ao Mini Mundo, que é igualzinho a quando eu tinha 10 anos de idade. Mas é bem bacana! Tomamos chocolate quente e chá de maçã bem em frente ao Festival de Cinema de Gramado. A paisagem da cidade é totalmente européia. Há muita coisa pra conhecer e fazer por ali, mas já era hora de ir embora. Fiquei com muita vontade de voltar pra passar um fim de semana inteiro.

Por do Sol no Guaíba

Campos do Jordão - SP
Pedra do Baú

Teleférico








Reunimos mais dois casais para passar um final de semana num chalé, no caminho da cidade até a Pedra do Baú. As instalações deixaram a desejar, mas a vista era linda e nos divertimos muito! Além do que, tínhamos uma lareira que foi a grande atração do final de semana. Chegamos na madrugada de sexta para sábado e fomos embora no domingo à tardinha.  
Sábado fizemos a trilha mais simples da Pedra do Baú e de lá já se tem uma vista incrível. É um caminho bem simples, que não exige preparo físico e nem equipamentos especiais. Depois fomos ao teleférico e foi lindo ver o por do sol lá de cima. O frio já começava a apertar, então era hora de trocar de roupa para curtir a noite na cidade. Antes, tomamos o tradicional chocolate quente no Montanhês.
Mais tarde, optamos por comer rodízio de fondue no Mercearia, que fica na avenida principal, em frente ao Baden Baden e depois ficamos passeando por lá, curtindo o frio que era de uns 7 graus.
Nosso Chalé
Nossa Lareira
No outro dia, o clima estava bem mais ameno e fomos conhecer o Horto Florestal, onde há muitas opções de atividades. Escolhemos fazer uma trilha de bicicleta até uma cachoeira. O passeio foi bem divertido.
Almoçamos no Krocodilo, que fica no caminho do Capivari para o Horto. Super recomendo! Comemos filé de peixe grelhado com molho de amêndoas. O preço era acessível e a comida, deliciosa, além de o restaurante ser panorâmico e ter uma vista linda.Passeamos um pouco mais pela cidade e já era hora de ir embora.



Vista do Chalé


Fazendo comparações, achei Gramado mais bonito que Campos, além de ser maior e ter mais coisas pra se fazer. Campos é mais glamour, talvez. Mas se tivesse que escolher, indicaria Gramado. Sorry, paulistas!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato: Fernando de Noronha: sonho de viagem realizado!

Receitas: Torta Gabi Yuassa (negresco com chocolate e frutas vermelhas)

Roteiro: Sul da França - parte 4: Provence - 1/2